FINALIZANDO O PROCESSO , LEITURA DE GIBIS COMO INCENTIVO A ESTA E OUTRAS FORMAS DE LITERATURA INFANTO JUVENIL.
PROCEDIMENTOS DE LEITURA
O texto e suas finalidades
Desvendando informações
Decodificando a comunicação
2º semestre
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
O LÚDICO PROMOVE APRENDIZADO.
Objetivo: Promover a criatividade na produção de material pessoal de contextualização de teorias.
Habilidades
Desenvolvimento de coordenação motora fina
Pintura
Criatividade
Conceitos de geografia Física
Cartografia
Escalas de Redução
*********************************************************************************
Semanas de 20 a 27 de maio ( segundas Feiras)
Objetivos
Verificar a conclusão da atividade da semana anterior.
Verificar a colagem no caderno específico de Orientação de Estudos.
Orientar sobre a Importância da Responsabilidade de CONCLUIR SUAS ATIVIDADES
Orientar sobre a Importância da Organização de seu material Pessoal. (cadernos etc)
Objetivos,
AULA DE MIND LAB
Professora Rosângela
*********************************************************************************
ATIVIDADES DE 13 E 20 DE MAIO DE 2019
PROCEDIMENTOS DE LEITURA
O texto e suas finalidades
Desvendando informações
Decodificando a comunicação
2º semestre
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
O LÚDICO PROMOVE APRENDIZADO.
Objetivo: Promover a criatividade na produção de material pessoal de contextualização de teorias.
Habilidades
Desenvolvimento de coordenação motora fina
Pintura
Criatividade
Conceitos de geografia Física
Cartografia
Escalas de Redução
*********************************************************************************
Semanas de 20 a 27 de maio ( segundas Feiras)
Objetivos
Verificar a conclusão da atividade da semana anterior.
Verificar a colagem no caderno específico de Orientação de Estudos.
Orientar sobre a Importância da Responsabilidade de CONCLUIR SUAS ATIVIDADES
Orientar sobre a Importância da Organização de seu material Pessoal. (cadernos etc)
NOME
______________________________________________________________________
1 1)
Crie um diálogo (verbal) que dê sentido ao texto
não verbal da história em quadrinhos
2 2)
Dê um título a História em quadrinhos.
3 3)
Faça a ilustração com lápis de cor, utilizando-o
suavemente e com capricho.
O que é o amor?
Numa sala de aula havia várias crianças. Quando uma delas perguntou à professora :
- " Professora, o que é o amor?"
A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera. Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e que trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor.
As crianças saíram apressadas e, ao voltarem, a professora disse :
- "Quero que cada um mostre o que trouxe consigo".
A primeira criança disse :
- "Eu trouxe esta flor, não é linda?"
A segunda criança falou :
- "Eu trouxe esta borboleta. Veja o colorido de suas asas, vou colocá-la em minha coleção".
A terceira criança completou :
- "Eu trouxe este filhote de passarinho. Ele havia caído do ninho junto com outro irmão. Não é uma gracinha?"
E assim as crianças foram se colocando.
Terminada a exposição a professora notou que havia uma criança que tinha ficado quieta o tempo todo. Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia trazido. A professora se dirigiu a ela e perguntou :
- "Meu bem, porque você nada trouxe?"
E a criança, timidamente, respondeu :
- " Desculpe, professora. Vi a flor e senti o seu perfume, pensei em arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu perfume exalasse por mais tempo. Vi também a borboleta, leve, colorida! Ela parecia tão feliz que não tive coragem de aprisioná-la. Vi também o passarinho caído entre as folhas, mas ao subir na árvore notei o olhar triste de sua mãe e preferi devolvê-lo ao ninho. Portanto, professora, trago comigo o perfume da flor, a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mãe do passarinho. Como posso mostrar o que trouxe?"
A professora agradeceu a criança e lhe deu nota máxima, pois ela fora a única que percebera que só podemos trazer o amor no coração.
Autor desconhecido- " Professora, o que é o amor?"
A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera. Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e que trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor.
As crianças saíram apressadas e, ao voltarem, a professora disse :
- "Quero que cada um mostre o que trouxe consigo".
A primeira criança disse :
- "Eu trouxe esta flor, não é linda?"
A segunda criança falou :
- "Eu trouxe esta borboleta. Veja o colorido de suas asas, vou colocá-la em minha coleção".
A terceira criança completou :
- "Eu trouxe este filhote de passarinho. Ele havia caído do ninho junto com outro irmão. Não é uma gracinha?"
E assim as crianças foram se colocando.
Terminada a exposição a professora notou que havia uma criança que tinha ficado quieta o tempo todo. Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia trazido. A professora se dirigiu a ela e perguntou :
- "Meu bem, porque você nada trouxe?"
E a criança, timidamente, respondeu :
- " Desculpe, professora. Vi a flor e senti o seu perfume, pensei em arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu perfume exalasse por mais tempo. Vi também a borboleta, leve, colorida! Ela parecia tão feliz que não tive coragem de aprisioná-la. Vi também o passarinho caído entre as folhas, mas ao subir na árvore notei o olhar triste de sua mãe e preferi devolvê-lo ao ninho. Portanto, professora, trago comigo o perfume da flor, a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mãe do passarinho. Como posso mostrar o que trouxe?"
A professora agradeceu a criança e lhe deu nota máxima, pois ela fora a única que percebera que só podemos trazer o amor no coração.
Objetivos,
Atribuir
sentido a textos não verbais
Atribuir título
a textos/imagens
Desenvolver atividade
motora na utilização de material de colorir. (TODOS JÁ POSSUEM O KIT ESCOLAR)
Desenvolver
a percepção do uso correto de cores e elementos de ilustração.
Utilizar
corretamente a língua portuguesa Colar no caderno de Orientação de Estudos Português
AULA DE MIND LAB
Professora Rosângela
*********************************************************************************
ATIVIDADES DE 13 E 20 DE MAIO DE 2019
Atividades em procedimentos de leitura.
1ª A Partir de seu entendimento da história, atribua um título ao texto.
_____________________________________________________________________
2ª Qual o nome da narradora da História?
____________________________________________________________________
3ª Qual o nome da filha da narradora da História?
____________________________________________________________________
4ª Em pensamento, qual a crítica que a narradora faz ao pai do
garoto, durante a
brincadeira?
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
5ª Em que local as pessoas estavam andando de trenó?
6ª Que sentimento esta história provocou
em você?
|
Vocabulário.
PALAVRA
SIGNIFICADO
|
FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO DE COMO VOCÊ IMAGINA SER O LOCAL ONDE SE
PASSA A HISTÓRIA.
*********************************************************************************
SEMANA DE 29/04 A 06/05
objetivos : DESVENDAR TÍTULO
TRABALHAR COM HIPÓTESES
GRIFAR PARTES IMPORTANTES
USAR DICIONÁRIO
TÍTULO : _____________________________
Explique o “seu” título ao texto.
|
Qual o objetivo deste texto?
|
Gênero:
|
CARTA DE LEITOR
|
||
Palavras Desconhecidas
|
Significado
|
Ao final da atividade, informar o título original : CRIANDO RAÍZES
*********************************************************************************
SEMANA DE 08 A 22 DE ABRIL AVALIAÇÃO
********************************************************************************* Semana de 25 de Março a 5 de Abril
2ª Atividade de Organização
a) Levantamento de material pessoal.
b) Levantamento de material faltante.
c) identificando e etiquetando o que me pertence .
Procedimentos , após preenchimento do levantamento , identificar por etiquetas "todo" o material , retirar "orelhas" e promover uma breve discussão da importância da organização pessoal.
*********************************************************************************
1º atividade de organização
AULA INICIAL DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS PROFESSOR ANDRÉ – 2019
AULA INICIAL DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS PROFESSOR ANDRÉ – 2019
TURMAS 6ºS ANOS A e B
OBJETIVOS :
1 APRESENTAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS
2 APRESENTAÇÃO DA DINÂMICA DE “DOIS PROFESSORES NA
DISCIPLINA”
3 A DIFERENÇA ENTRE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS E NIVELAMENTO
4) ORGANIZANDO O MEU DIA A DIA
HORÁRIOS : Um para a agenda e um para a porta do armário na
parte interna
Nenhum comentário:
Postar um comentário