8ºS ANOS

Aulas dos dias  22 e 29 de setembro , realização de atividades na plataforma Khan Academy





 aulas do  dia 15 de setembro
DIGITAÇÃO DA REDAÇÃO PAULISTA


AULA DOS DIAS 14 E 17 DE ABRIL
Produção de texto sobre opinião ( artigo de opinião)
Opiniões postadas no caderno digital pessoal de cada aluno.


TEXTO BASE
Horário de verão: as vantagens e desvantagens da polêmica mudança do relógio
 
Horário de verão foi extinto pelo governo de Jair Bolsonaro em 2019.
O horário de verão voltou ao debate nesta semana, após o Ministério de Minas e Energia (MME) pedir ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ? órgão responsável pela coordenação e operação do sistema elétrico brasileiro ? um novo estudo sobre a medida, diante da "atual conjuntura de escassez hídrica".
A notícia sobre o novo estudo gerou especulações sobre uma possível volta do horário especial. Mas o ministro Bento Albuquerque reafirmou que a avaliação da pasta é de que "não há necessidade do retorno do horário de verão em 2021".
Os motivos por trás dos apelos pela volta do horário de verão
"A contribuição do horário de verão é limitada, tendo em vista que, nos últimos anos, houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o maior consumo diário de energia para o período diurno", disse Albuquerque, em nota à Folha de S. Paulo.
"Assim, no momento, o MME não identificou que a aplicação do horário de verão traga benefícios para redução da demanda", completou o ministro.
História do horário de verão
O horário de verão foi instituído pela primeira vez no Brasil em 1931, durante o governo de Getúlio Vargas. À época, dizia o Diário de Noticias: "a prática dessa medida, já universal, traz grandes benefícios ao público, em consequência da natural economia de luz artificial".
A medida foi repetida em anos seguintes, sem regularidade. A partir de 1985 - ano que foi marcado por uma seca histórica, que resultou em blecautes e racionamento de água -, o horário diferenciado passou a ser adotado anualmente, com duração e abrangência territorial definidas por decretos presidenciais.
Em 2008, um decreto tornou o horário de verão permanente, vigorando do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Até que, em abril de 2019, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também por decreto extinguiu a medida.
"O horário de pico hoje é às 15 horas e [o horário de verão] não economizava mais energia. Na saúde, mesmo sendo só uma hora, mexia com o relógio biológico das pessoas", argumentou Bolsonaro, à época.
Número de dias com calor acima de 50ºC no mundo dobrou em 40 anos
País dividido
Este ano, o tema voltou ao debate devido à crise hidroenergética e à pressão de empresários que, afetados pela pandemia, veem na volta do horário especial a oportunidade de vender um pouco mais diante da permanência maior do brasileiro nas ruas com a hora a mais de luz natural. Mas o tema está longe de ser consenso.
Pesquisa feita pelo instituto PoderData, ligado ao portal de notícias Poder360, realizada em julho, mostrou que 50% da população não quer a volta do horário de verão no Brasil, enquanto 46% querem o retorno da medida e 4% dizem que não sabem.
Segundo a mesma pesquisa, a opinião sobre o horário de verão varia de acordo com a preferência política dos entrevistados.
Entre aqueles que avaliavam o presidente Jair Bolsonaro como "ótimo" ou "bom", 69% não queriam a volta do horário de verão, 29% eram favoráveis e 2% não sabiam. Já entre os que avaliavam o presidente como "ruim" ou "péssimo", 57% eram favoráveis à volta do horário de verão, 40% contrários e 3% não sabiam.
Foram 2,5 mil entrevistas, em 427 municípios, nas 27 unidades da Federação, e margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Mas quais são as vantagens e as desvantagens da mudança de horário? Listamos alguns dos argumentos citados pelos dois lados desse Brasil dividido.
Risco de apagões em 2021 é baixo, mas 2022 preocupa, alerta representante de indústria de máquinas
VANTAGENS
Economia de energia
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, foi à televisão em 31 de agosto dizer aos brasileiros, em rede nacional, que a seca que o Brasil tem enfrentado é a pior da história e que a condição hidroenergética do país se agravou.
Diante do baixo nível dos reservatórios hidrelétricos, o ministro pediu a colaboração da população para redução do consumo de energia, sugerindo entre as medidas a serem adotadas um maior aproveitamento da luz natural.
O maior aproveitamento da luz natural é justamente o objetivo do horário de verão, extinto por Bolsonaro em 2019.
Com o adiantamento dos relógios em uma hora, as regiões que adotam o horário especial ganham uma hora adicional de luminosidade no fim da tarde, adiando o acionamento de lâmpadas e de eletrodomésticos na volta para casa depois do trabalho. Historicamente, a economia era de cerca de 4% a 5% da demanda no horário de pico.
O governo argumenta, porém, com base em dados do ONS, que o pico de demanda no verão mudou ao longo dos anos do fim da tarde, para o meio dela, devido ao acionamento dos aparelhos de ar condicionado nas empresas.
Os especialistas do setor elétrico que defendem a volta do horário de verão, no entanto, argumentam que, diante da gravidade da crise atual, qualquer economia de energia, mesmo que menor do que a histórica, é bem-vinda.
"Há dois anos, o equilíbrio entre oferta e demanda de energia estava tranquilo, então uma economia de 2% a 3% do consumo não era tão imprescindível", disse o professor do Instituto de Economia da UFRJ e coordenador do Gesel (Grupo de Estudos do Setor Elétrico), Nivalde de Castro, à BBC News Brasil, em julho deste ano.
"Mas, atualmente, estamos enfrentando problemas para atender a demanda de energia elétrica justamente na hora em que escurece", afirma o especialista. "Diante da crise hidrológica deste ano, o horário de verão faz todo sentido, porque ele evita um consumo a mais, do que numa situação em que não haja horário de verão."
Mais vendas no varejo e nos bares
Uma segunda vantagem do horário de verão é o estímulo às vendas do comércio e dos bares, resultado da hora a mais de luminosidade.
"O nosso setor, mesmo de portas abertas, tem 77% das empresas ainda operando com prejuízo. Então, na nossa visão, qualquer real que entre a mais vai ser muito importante, e o horário de verão sempre trouxe esse faturamento adicional na primeira hora da noite", disse Paulo Solmucci, presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).
"A gente chega às vezes até a dobrar o que se fatura entre às 18h e às 20h com horário de verão. E isso também vale para o pessoal do turismo, como parques, porque estica o dia."
A Abrasel puxou, ao lado da CNTur (Confederação Nacional de Turismo), um movimento iniciado em junho pela volta do horário de verão. Em setembro, o varejo também aderiu, com o apoio de entidades como CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), Unecs (União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços), Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).
PIB não cresce no 2º tri e economistas já veem 'pibinho' em ano de eleição
Segurança nas ruas
Um terceiro argumento em favor do horário de verão é a segurança.
"A evidência empírica sugere que uma hora a mais de luminosidade reduz homicídios, roubos e acidentes de trânsito", disse Claudio Frischtak, sócio da consultoria Inter.B e especialista em infraestrutura, que publicou em 2019 um artigo sobre o tema em coautoria com os pesquisadores Miguel Foguel e Renata Canini.
Estudo de 2016, realizado por pesquisadores da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), por exemplo, analisou dados de ocorrência de acidentes rodoviários entre 2007 e 2013. Segundo o estudo, nos Estados em que o horário de verão era adotado, houve redução de 10% dos acidentes em rodovias federais.
"Os testes revelaram que a realocação do horário de atuação da luminosidade durante o dia contribui consideravelmente na redução de acidentes em rodovias federais", concluíram os pesquisadores. "Os testes apresentaram evidências de que o impacto de transição para o horário de verão afeta o comportamento de direção dos motoristas em rodovias federais, principalmente ao entardecer."
Exercícios físicos e uso do espaço público
Por fim, um último argumento daqueles que defendem o horário de verão é a possiblidade fazer exercícios físicos ao fim da tarde e melhor aproveitar o espaço público.
O argumento foi usado até por Luciano Hang, dono das lojas Havan e bolsonarista de primeira hora. "Com o dia mais longo, as pessoas vivem melhor, vão às praias, praticam exercícios e têm mais qualidade de vida", disse Hang, que aderiu ao movimento de empresários pela volta do horário de verão.
DESVANTAGENS
Dificuldade de adaptação
O principal argumento dos contrários à volta do horário de verão é que a adaptação é difícil e a mudança mexe com o relógio biológico.
Um estudo de pesquisadores brasileiros publicado em 2017 na revista Annals of Human Biology, com mais de 12 mil participantes, mostrou que menos da metade (45,43%) diziam não sentir nenhum desconforto com a mudança de horário. E cerca de 25% diziam permanecer desconfortáveis durante todo o período de mudança de horário.
A dificuldade de adaptação tem razões biológicas: a alteração do horário mexe com a produção de hormônios como a melatonina e o cortisol, responsáveis respectivamente por dar sono e despertar o corpo.
A mudança também é mais penosa para adolescentes, que têm dificuldade de acordar cedo para aulas matinais, e para crianças pequenas, que têm necessidade de longas horas de sono e costumam ser sensíveis a mudanças de luminosidade.
Onde a escassez de água já provoca guerras no mundo (e quais as áreas sob risco iminente)
Mudanças no ciclo agropecuário
Uma segunda desvantagem do horário de verão, segundo os contrários à medida, é que ele afeta o setor agropecuário.
O gado bovino, por exemplo, é sensível à mudança de horário das fazendas, que pode inclusive afetar a produtividade leiteira.
"Os bovinos são animais de hábito, todos os dias eles se alimentam num mesmo horário, são animais de rotina. Se os horários mudam repentinamente, isso causa um estresse no animal. No caso da vaca de lactação, pode inclusive diminuir o leite", diz José Carlos Ribeiro, da Boi Saúde, consultoria especializada em saúde bovina.
Mas há quem trabalhe no campo e não se importe com a mudança.
"As empresas trocam o horário, em vez de pegar às 7h, pega às 8h para a colheita da soja, então não prejudica em nada, eu acho que é bom", diz Antônio Rodrigues da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Sapezal (MT).
Horários diferentes Brasil afora
Uma terceira desvantagem é a maior dissincronia entre os horários Brasil afora.
O Brasil é um país tão grande que tem quatro fusos horários: o de Brasília, que abrange a totalidade das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, além dos estados do Pará, Amapá, Tocantins, Goiás e o Distrito Federal; o de Fernando de Noronha (uma hora à frente de Brasília); o do Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (uma hora atrás de Brasília); e o do Acre e oeste do Amazonas (duas horas atrás de Brasília).
No horário de verão, Norte e Nordeste não adotam a mudança, que não faz diferença nessas regiões devido à proximidade delas com o Equador.
Assim, no horário especial, Roraima, Rondônia e Amazonas passam a ter duas horas de diferença em relação a Brasília e o Acre, três horas.
Isso dificulta, por exemplo, a realização de eventos nacionais, a tal ponto que, em 2018, o horário de verão foi mais curto, devido às eleições. A pedido do então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, o horário de verão naquele ano começou somente em novembro, para evitar atrasos na apuração dos votos e na divulgação dos resultados.





aula do dia 10 de Abril, cartazes finalizados e afixados.









Aulas dos dias 31 de março e 03 de abril
montagem dos cartazes dos contos produzidos com base nas resenhas de contos originais de Edgar Allan Poe. 
8ºA
 

8ºB







Aula do dia 24/03/2023
produção de texto





Aula do dia 20/03/2023

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

NA SEXTA FEIRA, COPIARAM O ROTEIRO DO CONTO DE EDGAR ALLAN POE, ENTRE OS SETE PRINCIPAIS, QUE MAIS LHE CHAMOU ATENÇÃO.

HOJE:

1º Partindo do enredo escolhido, releia o mesmo.

2º O gênero das histórias, são macabros – todos devem envolver MORTE E MEDO.

3º Partindo do enredo, crie seus personagens e lhes dê NOMES., ou mesmo ainda, em ambos.

4º Pense se sua história se passara durante o dia ou a noite. ou mesmo ainda, em ambos.

5º Defina se seu conto terá ou não conclusão, sendo uma história que termina ou será uma que deixa  em aberto a situação.




AULA DO DIA  17 DE MARÇO DE 2023
EM PESQUISA NA INTERNET, OS ALUNOS TIVERAM ACESSO AS 7 PRINCIPAIS OBRAS DE EDGAR ALLAN POE.
Não lhes foi apresentado o conto na integra, APENAS O ROTEIRO de cada conto.
Os mesmos escolheram o que mais gostaram, copiaram o roteiro e na próxima aula haverá uma produção de Reescrita do conto, a partir dos próprios alunos, seguindo apenas o roteiro.








 03 DE MARÇO 2023

O AMIGO DA ONÇA.

UMA ONÇA CAIU NUMA ARMADILHA E FICOU PRESA. QUANDO VIU UM MOÇO PASSAR POR PERTO, PEDIU AJUDA. "SE EU TIRAR VOCÊ DAÍ, VOCÊ VAI ME COMER", DISSE ELE.

"PODE FICAR TRANQUILO, MOÇO. PROMETO QUE NÃO VOU TOCAR EM VOCÊ."

RAFAEL ENTÃO CONCORDOU. DESATOU OS NÓS DAS CORDAS QUE PRENDIAM A TAMPA DO ALÇAPÃO E SOLTOU A ONÇA.

ELA PULOU PARA FORA E AVANÇOU PARA CIMA DO RAPAZ: "ESTOU MORRENDO DE FOME! AGORA JÁ TENHO ALMOÇO", DISSE.

RAFAEL NÃO GOSTOU DA TRAIÇÃO E TANTO FALOU PARA A ONÇA QUE ELA LHE FEZ UMA PROPOSTA: "VAMOS PEDIR A OPINIÃO DE TRÊS ANIMAIS. SE ESTIVER A MEU FAVOR, VOCÊ VAI SER MINHA COMIDA".

ELES SAÍRAM ENTÃO PELA FLORESTA, E ENCONTRARAM UM CAVALO VELHO E DOENTE. A ONÇA CONTOU-LHE O CASO E O CAVALO DISSE: "QUANDO EU ERA JOVEM E FORTE, TRABALHEI MUITO PARA ...

...AJUDAR AS PESSOAS A GANHAR DINHEIRO, AGORA QUE ESTOU VELHO, FUI ABANDONADO PARA MORRER SOZINHO. MINHA CONCLUSÃO É QUE O BEM SÓ SE PAGA COM MAL".

RAFAEL E A ONÇA CONTINUARAM. MAIS À FRENTE, ENCONTRARAM UM BOI. TAMBÉM ELE TINHA DEDICADO A VIDA A UM SITIANTE; QUANDO PENSOU QUE SERIA RECOMPENSADO, FOI VENDIDO ...

... PARA O AÇOUGUEIRO. O BOI FICOU DO LADO DA ONÇA, REPETINDO O MESMO PROVÉRBIO DO CAVALO: O BEM SÓ SE PAGA COM O MAL.

JÁ SEM ESPERANÇA, O RAPAZ ACOMPANHAVA A ONÇA, QUANDO VIRAM UM MACACO. DEPOIS DE OUVIR A HISTÓRIA, O MACACO DESANDOU A RIR; PULAVA, VIRAVA DE PONTA-CABEÇA E FAZIA ....

...CARETA. A ONÇA NÃO GOSTOU NADA DAQUILO.  O QUE HÁ DE TÃO ENGRAÇADO, COMPANHEIRO MACACO?", PERGUNTOU MUITO BRAVA.

"NÃO QUERO DESMERECER NINGUÉM, MAS NÃO ACREDITO QUE O HOMEM TENHA CAÍDO NA ARMADILHA QUE ARMOU", DISSE O MACACO.   NÃO FOI ELE QUE CAIU, FUI EU", CORRIGIU A ONÇA.

"VOCÊ?! NÃO ACREDITO! COMO É QUE UM RAPAZ PEQUENO E FRACO PODE LIBERTAR UM BICHO TÃO GRANDE E FORTE COMO A AMIGA ONÇA?"

OFENDIDA COM A DESCONFIANÇA DO MACACO, A ONÇA PULOU DENTRO DO FOSSO. LÁ DE BAIXO, GRITOU: "ESTÁ VENDO, COMPANHEIRO MACACO? ERA ASSIM QUE EU ESTAVA PRESA!".

SEM PERDER TEMPO, O MACACO EMPURROU A TAMPA PARA CIMA DO FOSSO. "AMIGA ONÇA", DISSE ELE, "PARA MIM, O BEM SÓ SE PAGA COM O BEM. COMO VOCÊ FEZ MAL, ESTÁ RECEBENDO O MAL,"

PULOU NO OMBRO DE RAFAEL E FOI EMBORA COM ELE.  

 

 

               Inspirada em "o bem se paga com o bem", coletada por Câmara Cascudo em Contos Tradicionais do Brasil.

Procedimento : entregar o texto em recortes às duplas de alunos, apresentar o Jambord conforme Power Point e solicitar que as mesmas o reproduzam em construção de ordem correta pelas "suas leituras e interpretações"

ORDEM CORRETA- JAMBOARD

10- 14- 16- 7- 11- 12- 17- 15- 8- 6- 1- 4- 5- 9- 2- 13- 3





SEMANA DE 27/02 A 03/03

Aula do dia 26/02 – orientação de estudos 8ºs anos A e B.

Proposta – Criação coletiva de produção de texto , com TEMAS RELEVANTES às práticas estudantis.

 

1 RESPONSABILIDADE PESSOAL

2 FOCANDO NAS AULAS

3 MEUS HÁBITOS DIÁRIOS

4 MEU COMPROMISSO COM COLEGAS DE TUMA

5 QUAL A IMPORTÂNCIA DOS LÍDERES ESCOLARES

6 REFLETINDO E ATUANDO SOBRE MEUS RESULTADOS

 

Na proposta, distribuir 6 folhas a circularem pela sala, onde cada aluno irá lendo o material produzido, com inícios de parágrafos PRÉ DETERMINADOS, “sugerindo” que os alunos complementem os mesmos, “incitando-lhes” a reflexão de boas práticas a serem alcançadas em suas ações diárias nas mais diversas ações promovidas nas disciplinas escolares.

Ao final das produções, realizar a leitura compartilhada do material produzido pela turma, promovendo a reflexão das ações escritas pelos próprios alunos.

Para registro e finalização, realizar o escaneamento e ou foto do material, postando em blog da escola, aba de Orientação de estudos, para efeito de evidenciar, registrar e compartilhar a prática.













PRODUÇÃO DE TEXTO COLETIVA

TEMA : 1 RESPONSABILIDADE PESSOAL

 Nos meus estudos, no que diz respeito a responsabilidade pessoal, eu ___________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diariamente eu realizo como prática______________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Observo que alguns colegas são muito responsáveis fazendo ___________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Sinto que algumas coisas me atraem a perder a responsabilidade pessoal, e são elas ________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Se já compreendi e sei que algumas coisas me fazem perder a responsabilidade, vou agir fazendo _____________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Para finalizar, comprometo-me a melhorar minha responsabilidade agindo a partir de agora fazendo __________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


TEMA : 2 FOCANDO NAS AULAS

 

Nos meus estudos, no que diz respeito ao foco pessoal nas aulas, eu ___________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diariamente eu realizo como prática_______________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                Observo que alguns colegas são muito focados fazendo _______________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                Sinto que algumas coisas me atraem a perder o foco pessoal, e são elas __________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                Se já compreendi e sei que algumas coisas me fazem perder o foco pessoal, vou agir fazendo _________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                Para finalizar, comprometo-me a melhorar meu foco agindo a partir de agora fazendo ______________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


TEMA : 3 MEUS HÁBITOS DIÁRIOS

 

Nos meus estudos, no que diz respeito aos hábitos diários nas aulas, eu __________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diariamente eu realizo como prática_______________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                Observo que alguns colegas tem bons hábitos fazendo ________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                Sinto que algumas coisas me atraem a perder bons hábitos , e são elas ___________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                Se já compreendi e sei que algumas coisas me fazem perder bons hábitos, vou agir fazendo __________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                Para finalizar, comprometo-me a melhorar meus hábitos  agindo a partir de agora fazendo __________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 MEU COMPROMISSO COM COLEGAS DE TUMA

 

Nos meus estudos, no que diz respeito ao compromisso com meus colegas, eu ____________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diariamente eu realizo como prática_______________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                Observo que alguns alunos tem compromisso com os colegas fazendo ___________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                Sinto que algumas coisas me distanciam do bom hábito de ter compromisso com meus colegas , e são elas _____________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                Se já compreendi e sei que algumas coisas me fazem perder o compromisso com meus colegas, vou agir fazendo ________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                Para finalizar, comprometo-me a melhorar meu compromisso com meus colegas à partir de agora fazendo _____________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 QUAL A IMPORTÂNCIA DOS LÍDERES ESCOLARES

No dia a dia, nas práticas das escolas do Programa de ensino Integral, eu observo que os líderes são importantes para ____

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Procuro me espelhar nos líderes fazendo __________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                Observo que os líderes tem compromisso com os colegas fazendo ___________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                Sinto que algumas coisas me distanciam do exemplo de liderança , e são elas _____________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                Se já compreendi e sei que algumas coisas me fazem perder a liderança, vou agir fazendo ___________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                Para finalizar, comprometo-me a melhorar minha liderança à partir de agora fazendo _______________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Produção de texto coletiva

6 REFLETINDO E ATUANDO SOBRE MEUS RESULTADOS

Como objetivos de um estudante preciso refletir a atuar sobre meus resultados e normalmente eu _______________ ____

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Procuro me espelhar resultados de colegas que atingem bons resultados como ___________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                Observo que colegas que tem bons resultados normalmente agem fazendo ______________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                Sinto que algumas coisas me distanciam dos bons resultados, e são elas __________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                Se já compreendi e sei que algumas impedem meus bons resultados, vou agir fazendo ______________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                Para finalizar, comprometo-me a melhorar meus resultados à partir de agora fazendo ______________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

RETOMANDO A UTILIZAÇÃO DO BLOG DE REGISTROS, FEVEREIRO DE 2023




Período de Quarentena do Covid19









*********************************************************************
Semana de 09 a 13 de Março de 2020

RETOMADA DA LETRA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO

AUDIÇÃO E ESCLARECIMENTOS

Letra para entendimento

Parte I
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas (calmas, tranquilas, serenas)
De um povo heroico o brado (grito, clamor) retumbante (que ressoa, ecoante)
E o sol da liberdade (independência), em raios fúlgidos (brilhantes, luminosos),
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.
Se o penhor (direito) dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte (com nossa firmeza),
Em teu seio (interior, âmago), ó liberdade,
Desafia o nosso peito (coração) a própria morte!
Ó Pátria amada,
Idolatrada (adorada, venerada, amada),
Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido (brilhante, resplandecente)
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso (belo) céu, risonho (repleto de promessas) e límpido (claro),
A imagem do Cruzeiro (constelação Cruzeiro do Sul) resplandece (brilha).
Gigante pela própria natureza (desde que nasceste),
És belo, és forte, impávido (destemido) colosso (gigante)
E o teu futuro espelha (refletirá) essa grandeza.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil (generosa),
Pátria amada,
Brasil!
Parte II
Deitado eternamente em berço esplêndido (admirável, grandioso),
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras (cintilas, brilhas), ó Brasil, florão (ornato, enfeite) da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra, mais garrida (vistosa),
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores,
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores."
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro (bandeira) que ostentas (exibes) estrelado,
E diga o verde-louro (amarelo) dessa flâmula (bandeira)
- Paz no futuro e glória no passado.
Mas, se ergues da justiça a clava (arma) forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra, adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
Letra: Joaquim Osório Duque Estrada / Música: Francisco Manuel da Silva :

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico o brado retumbante
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos
Brilhou no céu da pátria nesse instante

Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte
Em teu seio, ó liberdade
Desafia o nosso peito a própria morte!

Ó pátria amada
Idolatrada
Salve! Salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce
Se em teu formoso céu, risonho e límpido
A imagem do cruzeiro resplandece

Gigante pela própria natureza
És belo, és forte, impávido colosso
E o teu futuro espelha essa grandeza

Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil
Ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada
Brasil!

II

Deitado eternamente em berço esplêndido
Ao som do mar e à luz do céu profundo
Fulguras, ó Brasil, florão da América
Iluminado ao sol do novo mundo!
Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores
"Nossos bosques têm mais vida"
"Nossa vida" no teu seio "mais amores"

Ó pátria amada
Idolatrada
Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado
E diga o verde-louro dessa flâmula
Paz no futuro e glória no passado

Mas, se ergues da justiça a clava forte
Verás que um filho teu não foge à luta
Nem teme, quem te adora, a própria morte

Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil
Ó pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada
Brasil!













Aula 2
Organização Pessoal
Identificar os hábitos essenciais para a criação de uma rotina de estudos.

 Diferença entre intensidade e qualidade de estudo.
 Reconhecimento dos elementos essenciais no estudo.
 Desenvolvimento de bons hábitos para estudar.




A Organização Pessoal criará nos jovens o bom hábito de estudar, visto que a separar e dar prioridade do que se tem para fazer, garantirá menos tempo de dedicação a uma determinada atividade, porém, será uma aprendizagem de qualidade.

Tenho consciência no que preciso saber?

Tenho são minhas metas?

Tenho minhas prioridades?

Organizo e separo tempo diário para meus estudos?

Passar o dia inteiro na escola é sinal de que estudei de verdade?

Tenho espaço e silêncio para estudar na minha casa?

Acho que tenho qualidade em  meus estudos? Eu sei estudar?

Construir coletivamente no excell,  um gráfico da totalização das respostas e afixar na sala

Objetivos

-Desenvolver a percepção de que a construção do futuro depende das vivências e escolhas do presente.

-Identificar os hábitos essenciais para a criação de uma rotina de estudos.

Conceitos trabalhados:

-Diferença entre intensidade e qualidade de estudo.

-Reconhecimento dos elementos essenciais no estudo.

-Desenvolvimento de bons hábitos para estudar.

Atividade 1: Gerencie o tempo disponível

Para um bom desempenho escolar, é essencial adotar um sistema de administração de tempo estruturado, organizado e simples de ser posto em prática.

Organizar as atividades é um hábito que deve ser levado para toda a vida.

Com base na idéia de que o aluno pode ser o autor do seu caminho, traçando metas, estipulando e cumprindo prazos, expomos abaixo de maneira detalhada e precisa, as diretrizes e a metodologia básica, para criação de um plano de estudo pessoal.

O que é um Plano de estudo?

É uma ferramenta de grande utilidade, que norteia as condutas do aluno quanto ao planejamento e execução de suas atividades escolares.

Pode ser entendido como um projeto maior que engloba todos os horários semanais que serão dedicados a estudar.

Bem estruturado e com o compromisso em cumpri-lo enraizado, o plano de estudo otimiza o tempo evitando desperdícios corriqueiros.

A elaboração de um plano de estudo estruturado deve abranger os seguintes parâmetros de cunho organizacional:

QUANDO você vai estudar?

O QUE você vai estudar?

ONDE você vai estudar?

QUANTO tempo você vai estudar

Um planejamento minucioso e determinação na execução são fatores que asseguram sucesso na concretização plena do plano de estudo do alunado.

Com ajuda dos quatro parâmetros citados acima, criou-se um guia, a ser transmitido aos estudantes, visando orientá-los na elaboração do seu plano de estudo.

Lembrando que, como qualquer outro projeto, o plano de estudo deve ser revisável, com o intuito de modificar propostas ineficientes e introduzir as melhoras oportunas.

Reflexão: Falar sobre a distância existente entre o presente e o futuro e sobre como o aluno pretende aproximá-los. Salientar que é através do projeto de vida, da organização pessoal, dos estudos, da determinação, que se constrói a ponte entre esses dois tempos, possibilitando o enfrentamento das condições adversas.




Semana de 02 a 06 de Março de 2020
1º Entrega e Orientação de Horário para fixação em armário, para o NÃO esquecimento dos materiais do dia.




2º aula
Objetivos do Estudo Orientado  Reconhecer a necessidade e importância da aquisição de hábitos e rotinas de estudo.
 Identificar os hábitos essenciais para a criação de uma rotina de estudos.
 Reconhecer os elementos essenciais para o ato de estudar.
 Compreender a diferença entre intensidade e qualidade de estudo.
 Apropriar-se da capacidade de se organizar para estudar.
 Compreender e aplicar técnicas de estudo na rotina diária.
 Consolidar hábitos e rotinas de estudo.
 

Leia e responda  as 28 sentenças a seguir para análise de seus hábitos de estudante.
Se a sentença tiver alguma relação com o seu cotidiano, assinale “S” (Sim). Caso contrário, assinale “N” (Não):
1. S N Gostaria de ler mais rapidamente.
2. S N Vou para a aula, mas não presto muita atenção.
3. S N Raramente faço revisão para as provas, na verdade, estudo na véspera, à noite.
4. S N Acho que passo mais tempo do que o necessário estudando.
5. S N Geralmente estudo com o rádio e/ou a televisão ligados.
6. S N Raramente termino toda minha lição de casa a tempo.
7. S N Em geral, escrevo os trabalhos na semana (ou noite) anterior à data que tenho de entregá-lo.
8. S N Leio todos os livros na mesma velocidade e do mesmo modo.
9. S N Sou um craque para escrever mensagens instantâneas, mas não consigo encontrar as informações de que preciso na internet.
10. S N Fico muito ansioso quando tenho muita lição de casa.
11. S N Nunca consigo terminar as leituras obrigatórias a tempo.
12. S N Na sala de aula, parece que sempre anoto a coisa errada.
13. S N Com frequência esqueço lições importantes e datas de provas.
14. S N Fico nervoso antes de exames e me saio pior do que acho que deveria.
15. S N Com frequência preciso reler passagens duas ou três vezes para entendê-las.
16. S N Geralmente, quando termino de ler um capítulo, não lembro muito do que li.
17. S N Tento anotar tudo o que o professor diz, mas não consigo entender minhas anotações.
18. S N Só consigo estudar por uns 15 minutos, depois, fico entediado ou distraído.
19. S N Quando faço um trabalho ou escrevo um relatório, passo a maior parte do tempo com uma enciclopédia no meu colo. 
20. S N Parece que sempre estudo a coisa errada.
21. S N Não uso nenhum tipo de agenda.
22. S N Estudo para alguns testes mas, na hora, sempre esqueço o que estudei.
23. S N Não tenho tempo suficiente para me sair bem na escola e ter uma vida social.
24. S N Não consigo entender os aspectos importantes dos livros-texto.
25. S N Quando consulto minhas anotações de aula antes de uma prova, não consigo entendê-las
26. S N Odeio ler.
27. S N Não tiro notas boas em provas dissertativas porque não organizo bem as ideias.

28. S N Passo bastante tempo no computador, mas parece que é uma perda de tempo.


Reflexão:  trabalhe com a turma em cima dos seus resultados dando as devidas orientações especificadas no esboço abaixo.
O que significam as respostas? Se respondeu “sim” para as questões:
 2, 5, ou 18 − Precisa trabalhar mais a concentração.
 1, 8, 15, 16, 24 ou 26 − Sua leitura e capacidade de compreensão o estão impedindo de seguir em frente.
 3, 14, ou 22 − Precisa aprender a estudar para as provas e reduzir o nível de ansiedade relacionado a elas.
 4, 6, 10, 11, 13, 21 ou 23 − Sua habilidade de organização o está decepcionando.
 7, 19, 27 − Você está gastando muito tempo para “redigir” os trabalhos, pois ainda não aprendeu as habilidades adequadas para pesquisa ou organização.
 9 ou 28 − É preciso aperfeiçoar suas habilidades em relação ao computador.
 12, 17, 20 ou 25 − Precisa adotar um sistema mais eficiente para fazer anotações das aulas e leituras.


1ª aula
ROTINAS DIÁRIAS DE ORIENTAÇÃO DE APROVEITAMENTO
CONFORME CARTAZ EM SALA DE AULA 8º ANO A

PLANO DE AULA
E.E. Gabriel Monteiro da Silva – PEI
Professor responsável: André Semensato
Disciplina:        ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS                                                                                                              
Ano letivo: 2020
Série/Ano:                                                         
Tempo previsto: 03/02 a 17/04
Tema:  ORGANIOZAÇÃO DE ROTINAS
E ORGANIZAÇÃO PESSOAL.

Conteúdos:
Rotinas de desempenho  e Disciplina pessoal.
Responsabilidade Pessoal
Estudos Orientados – Técnicas do Cad. Do aluno.
Gerenciamento de Tempo
Organização Material
Técnicas de estudo/leitura
Competências e habilidades:
Planejar a prática de ações para melhoria de desempenho.
Buscar a responsabilidade pessoal em ações e relações.
Desenvolver Técnicas pessoais de estudos e otimização de tempo e espaço.
Reconhecer técnicas de leitura.

Estratégias:
Com a utilização do caderno do aluno, promover a reflexão/ação, que busquem a melhoria de desempenho pessoal, partindo da organização pessoal, organização de ambiente de estudos e também a utilização devida, das técnicas de leitura.


Recursos:
Lousa digital  /material impresso / Caderno do aluno de orientação de estudos .

Avaliação:
A avaliação será contínua, com ênfase a observação do processo de “aplicação” das técnicas discutidas.

Observações:
Vale lembrar que 50% das aulas de Orientação de Estudos, são destinadas a atividades de desenvolvimento de temas de Português e Matemática, nas aulas de “nivelamento” , que acontece em período fechado para toda a unidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ORIENTANDO SEUS ESTUDOS

Este ano estamos criando mais um espaço em nosso blog, a ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS. Aqui você encontrará uma série de dicas e resumos das aulas...